Quando falamos sobre consumidores que estão sempre conectados, recebendo uma enxurrada de informações a todo instante, a busca pela atenção deles se dificulta a cada segundo.
Seja no dia a dia, no trabalho ou no momento das compras, as pessoas buscam facilidade e, principalmente, agilidade. E é neste momento que a pergunta se repete: você está preparado para os clientes digitais?
Dados do FGV IBRE mostram que, com o auxílio da tecnologia, o setor automotivo ganhou força e aumentou 22,4% das vendas no segundo trimestre do ano, fatores que comprovam que até mesmo os veículos estão participando dessa onda.
A conveniência e a eficiência de compras online foi o que atraiu essas pessoas ao e-commerce durante a pandemia, mas acabou se instalando no gosto dos brasileiros. Até 2027, estima-se que o e-commerce registrará um aumento de 59,6%.
Se o consumo aumenta, é claro que a quantidade de empresas querendo atingir esses consumidores aumentará junto, por isso, uma presença digital estratégica é mais do que essencial.
Quem busca por serviços online está atrás de praticidade. Cada vez menos as pessoas precisam se locomover até locais físicos para terem o que desejam.
Os aplicativos de delivery entregam a comida no seu portão, as locadoras deixaram de existir e deram lugar aos streamings que podem ser acessados do conforto do seu lar, e lojas de roupas possuem mais variedades no site do que nas lojas físicas.
Analisando os fatos, quando os clientes buscarem por compras de carro online, eles encontrarão um site seu?
Se a resposta é não, é melhor ficar de olho nisso. A CX Trends traz dados de que dois a cada três consumidores desistem de compras online por experiências ruins, e um dos fatores é a falta de credibilidade da empresa.
Por isso, que tal olhar com mais cuidado para o seu negócio? É preciso construir um site sólido, funcional, ágil e com informações suficientes para que seu cliente se sinta seguro na hora da compra.
Seja no contexto que for, a experiência é sobre pessoas! Quando se trata de sites, o objetivo é sempre deixar o usuário o mais satisfeito possível, e é por isso que, geralmente, sete elementos são utilizados como guia:
Útil (Useful): precisa ser prático e atender às necessidades dos usuários. Eles devem ser capazes de encontrar facilmente os carros que procuram, com detalhes como modelos, preços, ano de fabricação, quilometragem, etc.
Utilizável (Usable): deve ser intuitivo, com uma navegação clara e lógica. As categorias de carros podem ser organizadas por tipo, faixa de preço ou marca.
Acessível (Accessible): pense na acessibilidade para todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências. Os formulários precisam ser fáceis de preencher e os botões e links grandes para serem clicados.
Encontrável (Findable): a organização das informações deve permitir que os usuários encontrem o que precisam rapidamente.
Confiável (Credible): como falamos anteriormente, a credibilidade é fundamental em um site de vendas. Exiba as informações da empresa, como endereço, telefone e políticas de privacidade.
Desejável (Desirable): o site deve criar uma conexão emocional com os usuários. Para um site de venda de carros, use imagens de alta qualidade dos veículos e um design moderno e limpo.
Valioso (Valuable): deve oferecer valor tanto para o usuário quanto para o negócio. Para os usuários, encontrar o carro ideal pelo preço certo, e para o negócio, aumentar as vendas e a fidelização de clientes.
E lembre-se de que o cliente não está em uma loja física tocando no carro e fazendo um test-drive, mas sim, comprando pela internet. Por ser algo de alto valor, é muito importante que todas as informações estejam muito claras no momento da pesquisa.
Mas apesar de todo o detalhamento, forneça suporte constante, para que o auxílio se estenda além do site, caso necessário.
Nesse momento, o foco do seu time precisa estar nas vendas, porque a Dealer Force cuida da parte técnica! Nossos sites são estrategicamente posicionados e com atualizações automáticas, além de terem interfaces amigáveis e intuitivas não só para seus clientes, mas também para sua equipe.
Especialistas em desenvolvimento de softwares e aplicativos, combinamos abordagens modernas com técnicas de análise de negócios ágeis para oferecer experiências digitais impactantes, com foco na entrega rápida, contínua e de valor.
A Dealer Force possui 12 anos de experiência no setor automotivo, ligando pessoas à tecnologia, com objetivo de gerar resultados mais expressivos na venda de veículos, porque entendemos que, se o mercado muda, precisamos nos adaptar para ele.